Dores, incômodos e inseguranças podem impedir que muitas mulheres sintam prazer com o sexo anal — ou até mesmo que elas se aventurem na prática. E se você gostaria de tentar, mas tem medo, saiba que algumas técnicas de preparação podem te deixar mais tranquila na hora H.
+ Além da penetração: desmistificando o sexo anal
+ 5 maneiras de usar um vibrador na intimidade entre um casal
Segundo a professora de educação sexual Debby Herbenick, que conduziu um estudo do Instituto Kinsey, da Universidade de Indiana (EUA), sobre o assunto, 70% das mulheres relatam já ter sentido dor durante o sexo anal.
No entanto, não há motivo para pânico: essa dor pode ser normal e tolerável, desde que o sexo anal seja um desejo e que você esteja praticando-o por vontade própria e com muita excitação sexual.
Lembre-se: você não deve fazê-lo caso não queira. No entanto, se quiser, é possível se preparar e garantir a melhor experiência possível. Saiba como com informações da “Women’s Health”.
Como se preparar para um sexo anal prazeroso
1 — Converse
Para garantir um sexo anal prazeroso, você e seu(ua) parceiro(a) devem conversar sobre a prática antes de fazê-la. Uma boa ideia é abordar o assunto em um momento em que ambos(as) estiverem relaxados e felizes.
“Certifique-se de que seu(ua) parceiro(a) saiba o quão feliz você está com a vida íntima de vocês”, aconselha Debby. “Se ele(a) expressar interesse no sexo anal, diga que você quer esclarecer dúvidas. Isso é crucial para que ambas as partes possam relaxar e aproveitar a experiência.”
2 — Esteja sóbria
Mesmo que você sinta que algumas taças de vinho possam ajudar, a recomendação de Debby é experimentar o sexo anal completamente sóbria. Isso porque você precisa estar consciente para observar e avaliar as ações de seu(ua) parceiro(a), indicando a ele(a) o que você sente e o que é prazeroso.
3 — Lave-se
A dica da especialista em sexualidade humana Ava Cadell é que você e seu(ua) parceiro(a) tomem um banho juntos(as), e a experiência pode ficar ainda mais sensual se vocês ensaboar um(a) ao(à) outro(a).
Ela sugere, ainda, que seu(ua) parceiro(a) gaste um pouco de tempo a mais lavando sua região íntima — mais especificamente, o ânus. “Essa é uma boa maneira de se acostumar a ser tocada ‘lá atrás’”, destaca.
4 — Dê permissão
Certifique-se de que seu(ua) parceiro(a) saiba que você deve permitir o sexo anal antes de vocês iniciarem.
5 — Lubrifique
Em sua pesquisa, Debby descobriu que grande parte dos casais não utilizavam lubrificante em suas tentativas de penetração anal. “Não é à toa que dói!”, exclama.
Para garantir uma experiência tão indolor quanto possível, aposte em um lubrificante à base de água para reduzir o atrito.
6 — Prepare-se
Uma ótima dica para se preparar para o sexo anal é investir em preliminares e sex toys. As preliminares podem aumentar sua excitação e relaxamento, diminuindo a tensão e a dor. Os brinquedos eróticos, por sua vez, te ajudarão a se acostumar com novas sensações “lá atrás”, e podem ser introduzidos (sempre com lubrificante) várias vezes algumas noites antes da sua tentativa de penetração com um(a) parceiro(a).